Prefeito Chico Brasileiro apresenta projeto de sustentabilidade no Smart City Expo Curitiba 2019

O prefeito de Foz do Iguaçu Chico Brasileiro, apresentou ontem (21), no Smart City Expo Curitiba 2019, o projeto de sustentabilidade que a prefeitura em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), CIBiogás e Infravias implantará na Vila “A”. O evento reúne na capital paranaense empresas, pesquisadores e representantes mundiais que buscam conhecer e discutir sobre os conceitos de cidades inteligentes.

“Executar ações que possibilitem o desenvolvimento sustentável em nossa cidade é fundamental. Estamos trabalhando para realizar grandes projetos em Foz do Iguaçu, a exemplo do ReiventandoFoz, e também deste projeto na Vila “A”. A gestão integrada nos leva a olhar a cidade como um todo. É preciso que pensemos nela sob todas as óticas, visando o equilíbrio e o máximo aproveitamento dos recursos. Nos estudos que temos feito, Foz está a poucos passos de uma verdadeira revolução tecnológica e ambiental” destacou brasileiro.

O projeto que será implantado na Vila A, consiste em um sistema de infraestrutura e mobilidade sustentável, através da organização das redes sob calçadas e ciclovias. O Sistema é uma solução de infraestrutura urbana que propõe um modelo sustentável de valas subterrâneas sob calçadas e ciclovia, utilizando na construção plástico reciclado oriundo do lixo urbano. Além de organizar as redes de gás, água, esgoto, energia elétrica, comunicações e drenagem pluvial.

Durante a apresentação do projeto de Foz, Brasileiro, enfatizou sobre as peculiaridades do planejamento: “Quando necessário a realização de alguma manutenção, por exemplo, não precisará quebrar o asfalto, por que todas as manutenções serão feitas na calçada, retirando-se o piso de paver, não gerando entulhos e nem a utilização de novos materiais” destaca o Prefeito.

No ano passado, Chico Brasileiro, integrou uma comitiva brasileira formada por executivos, empresários e dirigentes municipais do Paraná para um roteiro de visitas a projetos inovadores e participação no maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress, em Barcelona, Espanha. A comitiva conheceu novas tecnologias e soluções urbanas sustentáveis.

SMART CITY EXPO CURITIBA

O Congresso é uma grande imersão para empresas, pesquisadores e representantes mundiais que buscam conhecer e discutir sobre os conceitos de cidades inteligentes. É o ambiente propício para aquisição de um amplo benchmark sobre as soluções mundiais que estão contribuindo para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Essa será a segunda edição do evento chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.

O Smart City Expo Curitiba 2019 que acontece de 21 a 22 de março, conta com quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu

2019-03-22T14:40:47+00:00